27-blog

Filmes para aprender e divertir

Estão chegando as férias de julho e para que a preparação para o vestibular não pare nem durantes estas três semanas, pedimos aos professores do Terceirão que indicassem filmes relacionados a suas matérias. A ideia é fazer com que os alunos tenham momentos de lazer e diversão absorvendo conteúdos importantes para a formação do pensamento crítico e fixação do conteúdo já visto em sala de aula.

Vale a pena chamar os amigos e selecionar alguns filmes pra uma maratona. Vamos começar?!

Atualidades/Geografia

Professor: Eduardo Rogério da Cunha
Nome do filme: Mississipi em Chamas
Por que indicou? Com os novos protestos contra o racismo nos Estados Unidos em 2014 e 2015 o tema infelizmente volta a ser parte da atualidade e realidade dos negros que enfrentam o preconceito diariamente.

mississipi-em-chamas

 

Química

Professor: Richard Garcia
Filme: Erin Brickovich – Uma mulher de talento
Porque indicou?: O filme mostra os efeitos nocivos da contaminação da água, trata de educação ambiental e social.

erinbrockovich

Literatura

Professora: Lenita Zambra
Filme: O Cortiço
Por que indicou?: O filme é baseado na obra de Aluísio de Azevedo e é uma das leituras obrigatórias para o vestibular UFSC 2016.

ocortico
Professora: Lenita Zambra
Filme: A Hora da Estrela
Por que indicou?: A obra homônima de Clarice Lispector é leitura obrigatória para o vestibular UFSC 2016.

ahoradaestrela
Professora: Lenita Zambra
Filme: O que é isso companheiro?
Por que indicou?: O filme mostra a episódios relacionados a ditadura militar brasileira e, baseado em fatos reais, retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, ocorrido em setembro de 1969.

oqueeissocompanheiro

 

Professora: Maria Amália Buchele
Filme: Caramuru: A invenção do Brasil
Por que indicou?: Apesar de ser baseado no livro homônimo de Santa Rita Durão, que pertence ao Arcadismo brasileiro, esse filme é ótimo para relacionar com o Quinhentismo, pois narra alguns percalços entre portugueses e índios numa perspectiva bem cômica.

caramuru-ainvencaodobrasil

 

História

Professora: Maria Amália Buchele
Matéria: História
Filme: A Rainha Margot
Por que indicou? Trabalha com a questão histórica da Reforma e Contrarreforma.

arainhamargot

 

Professora: Maria Amália Buchele
Filme: Coco Chanel & Igor Stravinsky
Por que indicou? O filme é interessante por ser uma das raras tentativas de representar a estreia do balé A sagração da primavera, marco inicial do Modernismo.

chanelestravinsky

 

Professor: Renato Aurélio dos Santos
Filme: O mordomo da Casa Branca
Por que indicou?: Porque relaciona-se aos problemas atuais dos Estados Unidos, envolvendo preconceito, racismo e violência policial contra os afro-americanos. É tema certo para o ENEM e os vestibulares deste ano.

omordomodacasabranca

 

Filosofia e Sociologia

Professor: Reni Roberto Faria
Filme: Última parada 174
Por que indicou? Ele mostra um retrato social do Brasil. É feita uma leitura muito bonita do Bruno Barreto mostrando todos os contrastes sociais do pais.

Ultima Parada 174

 

Professor: Reni Roberto Faria
Filme: O mundo de Sophia
Por que indicou? É uma linda forma de começar o conteúdo de filosofia. Gaarder foi muito feliz na forma como dismistifica a filosofia, tornando-a um conteúdo muito mais saboroso para nossos alunos.

omundodesophia

 

Professor: Reni Roberto Faria
Filme: O candidato honesto
Por que indicou? Por ser um conteúdo muito prazeroso – política, os alunos podem perceber, através do filme, as variadas formas de política.

 

candidatohonesto_2

 

Convide os colegas para uma sessão especial em casa, diversos dos filmes indicados estão disponíveis no YouTube e Netflix. Esta é uma ótima oportunidade para aprender novos conteúdos e reforçar matérias já aprendidas. 😉