07-blog

Estudar nas férias? Sim, sim, sim!

Chegaram as tão esperadas férias de julho, e embora este seja um período ideal para o descanso, os vestibulandos do Terceirão Supremo devem ficar atentos aos conteúdos já estudados.

Mas calma, os alunos não precisam necessariamente dedicar as férias inteiras aos estudos. É preciso saber dosar os momentos de descanso, para recarregar as energias, com os momentos de revisão e aperfeiçoamento.

A preparação para o vestibular precisa incluir as horas de aprendizado, mas também as horas de lazer, que influenciam diretamente no rendimento no momento das provas.O importante neste período de férias é não abandonar completamente os livros e apostilas, pois estas três semanas sem tocar no material podem fazer falta na preparação final. Acompanhe as dicas para organizar sua rotina durante as férias.

  1. Programe-se – determine quais dias da semana e horários você deseja se dedicar a outros programas culturais e qual o período mais produtivo para estudar – manhã, tarde ou noite.
  2. Crie hábitos – no momento do estudo determine quanto tempo você ficará exclusivamente dedicado a isso e procure um local calmo e arejado.
  3. Faça fichas com resumos – escrever ou gravar em áudio os conteúdos já vistos auxilia na fixação e são ferramentas que poderão ser usadas em outros momentos.
  4. Fique off line – deixe o celular e o computador desconectados e bem longe para não cair em tentação. Serão apenas algumas horas e você conseguirá manter o foco com mais facilidade.
  5. Atualize-se – assista televisão, visite portais de notícias e leia sobre fatos históricos. Fique por dentro do que é manchete no Brasil e no mundo irá ajudá-lo na hora da redação.
  6. Faça programas divertidos e culturais – muitos livros, filmes e peças de teatro ajudam a formação do pensamento crítico e são uma ótima forma de espairecer a mente. Procure se informar e aproveitar tudo de melhor que a região oferece.