perder o medo de falar em público

Nada de pânico! 5 dicas para perder o medo de falar em público

Um dia você está lá, aproveitando a aula numa boa, prestando atenção no conteúdo, anotando tudo o que a professora fala, sendo um bom colega, quando de repente surge uma fala que deixa você em pânico: “o trabalho deve ser apresentado para na frente da sala, para todos os colegas”. Suor frio, pânico e preguiça tomam conta do seu corpo. Você simplesmente odeia a ideia de ter que falar em público. Você pensa em tudo que pode dar errado e na vergonha que se aproxima quando for a sua vez de fazer a apresentação do tema.

CALMA, PESSOAL! Vamos manter a calma.

Apresentar trabalhos em sala de aula não precisa ser um momento de constrangimento e os professores ao fazer isso estão ajudando você. Esta é uma forma eficaz de aprendizado, pois permite que você entenda o conteúdo para explicá-lo para os colegas e que os colegas prestem mais atenção às informações que estão sendo passadas com uma linguagem mais familiar.

Falar em público é um medo bastante comum entre os estudantes. Encarar uma plateia, ainda que de pessoas conhecidas, pode ser mesmo intimidador. Mas, com o tempo e algumas técnicas, é possível aprender a controlar esse temor e ainda tomar gosto pelas apresentações em público. Nós selecionamos XX dicas para você se aprimorar nesta arte.

  1. Treine em frente do espelho
    Esta é uma dica básica. Todas as apresentações necessitam de preparação. Treinar em frente ao espelho, em voz alta, faz com que você memorize o conteúdo, descubra qual a melhor entonação de sua voz e veja como os seus colegas o enxergarão. 
  2. Treine com pequenos públicos
    Depois da etapa do espelho chame seus pais, irmãos e amigos para serem sua plateia. Eles poderão dar um feedback para você sobre pontos que não estão claros sobre o assunto e dar toques sobre o que deve melhorar na sua postura de apresentação. 
  3. Faça uma apresentação em Power Point
    O arquivo em Power Point será seu guia durante a apresentação. Use palavras chave e imagens para ilustrar o assunto sobre o qual você está falando. Em hipótese alguma leia os slides, eles são apenas um apoio, um complemento ao assunto e não o assunto em si. 
  4. Tenha em mente que todos os seus colegas sabem menos que você
    Esta é uma observação importante. Nas apresentações para os colegas, em geral cada um fica com um tema diferente, ou seja, você é sabe mais sobre o assunto do que os outros que estão ouvindo. Estude e entenda o conteúdo para passá-lo com mais facilidade para as outras pessoas. 
  5. Olhe para o fundo da sala
    É normal ter vergonha de encarar os colegas e para isso, fixar um ponto no fundo da sala é a melhor solução. Dessa forma você não se desconcentra e mantém o foco no assunto a ser apresentado. 

Gostou das dicas? Aplicando essas técnicas você conseguirá melhorar seu desempenho nas apresentações em sala de aula e quem sabe, pode até descobrir um talento a mais, fazendo slides criativos e atrativos para seus colegas. :)