piquenique

Adaptação: Como auxiliar a criança neste processo

A adaptação escolar, principalmente na Educação Infantil, é um período considerado delicado para pais e filhos. Pode gerar certa ansiedade na família por deixar seu filho sob cuidados de outras pessoas e na própria criança que vai para um ambiente novo, diferente de onde tem o convívio de pessoas conhecidas.

Normalmente a adaptação se dá na linha de tempo entre uma semana e um mês e neste período é importante que a família transmita segurança para a criança, demonstrando confiança na escola e acompanhando sua adaptação de perto. Por isso, é indicado que no período de adaptação sempre o mesmo familiar leve e pegue a criança no Colégio.

O processo de Adaptação deve sempre ser pautado na verdade com a criança. Não é saudável o familiar se esconder e quando a criança não estiver olhando ir embora sem se despedir. Isso pode gerar muita insegurança e receio, dificultando todo o processo. O correto é conversar com a criança, explicar que por um período ela estará na companhia de coleguinhas e da professora e que após esse período irá para casa, com seus familiares.

Muitas vezes, o período de adaptação é difícil para os familiares e é muito comum virem à tona sentimentos de culpa e isso pode atrapalhar o processo. Por isso é importante que a família converse com os profissionais da escola, sobre a rotina e cuidados. Desta forma, estarão mais seguros e tranquilos para deixar seus filhos.

A adaptação é um processo importante para o social e o emocional da criança, e se bem conduzido pela escola e pela família é garantia de sucesso.