iStock_000069153561_Small

6 canais do YouTube imperdíveis para quem ama livros

Os apaixonados por livros nunca tiveram tanto espaço para conhecer, pesquisar e debater sobre suas publicações favoritas. O YouTube tem sido palco pra um crescente número de Booktubers, ou seja, produtores de conteúdos sobre livros. Este tipo de canal vem se popularizando ao longo dos anos, e assim como se comportam os verdadeiros fãs de literatura, os espectadores desses canais também são fiéis a autores e suas linguagens. 

Nos vídeos o conteúdo é diverso, apesar da temática principal ser o mundo dos livros. É possível encontrar Booktubers que interpretam cenas de determinados livros, que fazem leitura de trechos, releases, contam curiosidades sobre autores, entrevistam pessoas e muito mais. Um verdadeiro universo de conhecimento e entretenimento que une duas mídias que a primeira vista parecem se contrapor, os livros de papel e a internet. Mas, com um olhar mais atento, podemos perceber que uma acrescenta muito a outra e assim, temos conteúdos cada vez melhores, tanto na literatura, quanto na Internet. 

Para aqueles que amam ler e buscam informações interessantes antes ou depois de conhecer uma obra de literatura, indicamos 6 canais imperdíveis.

Tiny Little Things

O canal Tiny Little Things é super completo. Tatiana Feltrin fala sobre os mais diversos gêneros de livros e ainda cria listas especiais, como leituras de vestibular, desafios literários e muito mais. A booktuber também dá dicas de livros em inglês e mangás. Vídeos novos todas as quartas e domingos. 😉  

Perdido nos livros

Eduardo Cilto atualiza seu canal com muito bom humor desde novembro de 2012. O canal fala sobre livros, séries, notícias e outros temas ligados a literatura. Entre releases e impressões sobre os livros há espaço para a criatividade, entrevistas e vlogs sobre a vida do autor. A atualização acontece sempre às segundas, 21h.

Cabine literária

A Cabine Literária não pertence a apenas a uma pessoa, mas sim a uma equipe. No total são 6 pessoas apaixonadas por livros que fazem com que o canal tenha vídeos novos todos os dias. Os temas são diversos e há espaço também para o humor entre os autores. Confira o vídeo que dá dicas para você melhorar como leitor.

Pam Gonçalves

A catarinense Pam Gonçalves produz conteúdo sobre cultura pop desde 2009 e se comunica principalmente com o público jovem. No canal ela fala sobre livros, música, filmes e séries. Neste ano ela lança seu primeiro livro, que deve chegar às livrarias em junho.

Literature-se

Mell Ferraz lê muitos livros clássicos e comenta sobre eles. O canal é atualizado semanalmente com impressões sobre os livros, tags do YouTube e dicas para os leitores. A booktuber também tem um blog, onde conta também por escrito o conteúdo do canal.

Nuvem literária

O blog, que virou canal, da jovem Juliana, fala sobre livros de maneira descontraída e muito pessoal. Além dos comentários gerais sobre o conteúdo, a autora fala sobre suas impressões gerais e dá dicas de títulos de escritores famosos e outros nem tanto. Confira as dicas que ela dá para você ler mais.

E então, gostou das dicas? Você costumar usar esses canais quando quer saber mais sobre algum livro? Acompanhe os conteúdos e fale sobre suas leituras preferidas com os seus colegas de classe. Esse é um ótimo exercício para saber mais sobre um tema e memorizar aquilo que leu. 😉