Rio de Janeiro, Brazil, 17 June 2016: Rio de Janeiro state has declared financial emergency less than 50 days before the Rio 2016 Olympic Games. The interim Governor, Francisco Dornelles, says the serious economic crisis threatens to stop the state from honouring commitments for the Games. The State of public calamity was decreed in extraordinary Edition of the Official Gazette, late on Friday, day 6/17/2016.

Você sabia? Descubra curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam no próxima sexta, dia 5 de agosto. A maior competição esportiva do mundo reúne mais de 10 mil atletas, de 203 países e além dos recordes mundiais e histórias de superação, sempre é cercada de fatos curiosos. Você sabia, por exemplo, que a bandeira olímpica, com seus 5 aros entrelaçados, representa a união entre os 5 continentes? Com as 5 cores dos aros é possível formar as bandeiras de todos os países do mundo.

Gostou? Aguarde que vem mais por aí. Preparamos uma lista com fatos interessantes, históricos e curiosos sobre as Olimpíadas.

Curiosidades históricas

  1. As Olimpíadas surgiram na Grécia, em uma homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a. C. Os gregos viram nos jogos uma oportunidade de reunir as populações de suas cidades de forma pacífica, já que apesar de praticarem a mesma religião eles viviam em guerra.
  2. Por muitos anos não foi realizada nenhum tipo de competição esportiva de nível olímpico. Na década de 1890 foi aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin que trouxe de volta este tipo celebração do esporte.
  3. A primeira Olimpíada da Era Moderna foi disputada na Grécia, em 1896 e permitia somente a participação de homens.
  4. A primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica foi a tenista Charlotte Cooper, em 1900, nos Jogos de Paris.
  5. A nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada. Na época com 17 anos, a atleta foi aos Jogos de Atlanta, em 1932, sendo a primeira mulher sul-americana a participar da competição.
  6. A Olimpíada de Berlim, em 1936, foi a primeira a ser televisionada. Nesta época, Adolf Hitler já defendia suas ideias de superioridade da raça ariana e não ficou presente para premiação do atleta negro estadunidense Jesse Owens, que ganhou 4 medalhas de ouro.
  7. Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro atleta brasileiro a ser bicampeão olímpico. Ele ganhou as provas de salto triplo nos Jogos de Helsinque, em 1952 e em Melbourne, em 1956.
  8. Os primeiros Jogos Paralímpicos foram disputados em 1960, em Roma. Cerca de 400 paratletas, de 23 países participaram.

Fatos interessantes

  1. As medalhas de ouro não são realmente feitas de ouro. O que os atletas recebem nos dias atuais são medalhas confeccionadas em prata e revestidas em ouro. Somente até o ano de 1912 é que este objeto de desejo era feito de ouro puro.
  2. Um esporte para ser considerado olímpico precisa ser praticado por homens em no mínimo 50 países e 3 continentes e por mulheres ao menos em 35 países e 3 continentes.
  3. Apenas 5 países participaram de todos os Jogos Olímpicos. São eles Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
  4. Atualmente exstem 136 categorias de esportes femininos, 161 masculinos e 9 mistos, como o hipismo, por exemplo.
  5. A África é o único continente que nunca sediou uma Olimpíada.
  6. A maior ganhadora de medalhas olímpicas da história é a ex-ginasta soviética Larissa Latynina, com 18 conquistas, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze. Entre os homens o recordista é o nadador Michael Phleps, com 22 medalhas.
  7. Nos dias atuais existem os Jogos Olímpicos de Verão e os de Inverno.
  8. O judô é a modalidade esportiva que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos jogos. São, ao total, 19 conquistas.

Números Rio 2016

  1. Ao todo, 306 medalhas serão distribuídas.
  2. Neste ano haverá 42 modalidades esportivas em disputa. Incluindo golfe e rugby que depois de muito tempo voltaram à competição.
  3. 10.900 atletas, de 204 países virão para o Brasil disputar medalhas.
  4. A Tocha Olímpica leva 100 dias para percorrer todo o Brasil. Cerca de 10 mil pessoas fizeram parte do revezamento.
  5. A Vila Olímpica, localizada na Barra da Tijuca, é composta por 31 edifícios e tem capacidade para abrigar 17.950 atletas e integrantes de equipe técnica, em 3604 apartamentos.
  6. 130 mil pessoas vão trabalhar diretamente nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
  7. 25 mil bolinhas de tênis serão utilizadas durante as competições e 315 cavalos também estarão no Rio para as provas.
  8. A próxima Olimpíada, em 2020, será realizada em Tóquio, no Japão.

E você, quais esportes quer acompanhar nos Jogos do Rio 2016?