Rio de Janeiro, Brazil - December 19, 2015: People at the Museum of Tomorrow (Museu do Amanha), designed by Spanish architect Santiago Calatrava, in Rio de Janeiro, Brazil.

Descubra os museus mais legais do Brasil!

Hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia dos Museus. Por definição do Dicionário Michaelis Online a palavra Museu significa:

sm (gr mouseîon) 1 Coleção de objetos de arte, cultura, ciências naturais, etnologia, história, técnica etc. 2 Lugar destinado ao estudo e principalmente à reunião desses objetos. 3 Casa que contém muitas obras de arte. 4 Reunião de musas. M. científico: aquele que se destina a documentar as conquistas da ciência e da tecnologia. M. de Belas-Artes: museu de obras de pintura, escultura e gravura. M. histórico: lugar onde estão expostos objetos de arte referentes à História e que recompõem uma série de fatos. 

Como podemos perceber, existem ao menos 3 tipos de museus: científicos, de belas-artes e históricos. Estes espaços guardam o patrimônio de diferentes áreas do conhecimento, permitindo que as gerações futuras tenham acesso a informações relevantes, de maneira segura e confiável. Muito embora a imagem perpetuada dos museus seja a de um local cheio de documentos, obras e imagens antigas, muitos museus pelo Brasil vem quebrando o tabu no que diz respeito a este conceito. No país temos diversos exemplos de museus divertidos, interativos e até mesmo a céu aberto.

Então, vem com a gente conhecer os museus mais legais do Brasil!

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, RS
Neste museu você pode tocar, mexer e fazer experiências em praticamente tudo! Voltado para a preservação e difusão dos conhecimentos de ciências e tecnologia, o local conta com vasto acervo de fósseis, espécimes representantes de nossa biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas. Além disso, os visitantes podem experienciar diversos conceitos da física e da química de forma lúdica e altamente atrativa. Sendo assim, você se torna protagonista do aprendizado.

museu_da_pucrs

 

Museu do Futebol – São Paulo, SP
Os apaixonados por futebol não podem deixar de visitar este museu em São Paulo. Localizado dentro do Estádio do Pacaembú, o espaço conta com um vasto acervo visual, de fotos e vídeos, sobre a história do esporte. O visitante é levado pelos 3 andares do museu movido pela emoção, história e diversão que o futebol proporciona. Imperdível!

museu-do-futebol-sao-paulo-001

 

Centro de Arte Contemporânea de Inhotim – Brumadinho, MG
A primeira vista pode parecer que não se trata de um museu, mas as coleções, exposições e atrações a céu aberto de Inhotim se encaixam neste conceito. Os belos jardins e obras as ar livre são um convite a integração e encantamento. A presença dos pequenos é muito bem-vinda e na programação diária é possível encontrar diversas atividades focadas em crianças.

inhotim

 

Museu da Língua Portuguesa – São Paulo, SP
Localizado na Estação da Luz, prédio histórico do Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa é um deleite aos amantes das palavras. O espaço é dedicado à valorização e difusão do nosso idioma e conta recursos tecnológicos e interativos para informar os visitantes. É possível aprender e absorver conteúdos sobre nosso país e nossa história através do que é contado sobre escritores e pesquisadores brasileiros. Devido a um incêndio ocorrido em dezembro de 2015 o espaço não está aberto à visitação, mas em breve volta a suas atividades normais.

museu-da-lingua-portuguesa-dirceu-rodrigues

 

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, RJ
Recém inaugurado à beira mar, no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Focado em questionar como viveremos no futuro, o espaço oferece uma narrativa sobre como podemos moldar e viver os próximos 50 anos. O local propõe uma reflexão sobre as mudanças que acontecem rapidamente e sobre como os atos de cada um influenciam para o todo. Com visual futurista e inovador, o prédio foi construído com conceitos de sustentabilidade e convivência e é um convite a contemplação, mesmo do lado de fora.

museu_do_amanhã

 

Ficou com vontade de conhecer? Nas suas próximas férias, programe-se para visitar museus históricos, eles guardam partes importantes da história do mundo e sempre agregam experiências memoráveis sobre diversos conteúdos.