corte

Vamos falar sobre adaptação?

Acabou a licença maternidade, as férias e as folgas previstas… Chegou a hora de colocar seu bebê em uma escolinha e é aí que o coração começa apertar. Muitas vezes colocar o filho sob os cuidados de outra pessoa pode ser difícil e requer adaptação não só dos filhos, mas também dos pais.

Ao escolher uma escola para seu bebê é preciso conhecê-la. É muito importante fazer uma visita ao local, conversar com os coordenadores, ver os espaços onde seu filho irá passar parte do dia (ou o dia inteiro) e ter contato com outros pais que já têm seus filhos na escola. A confiança é fundamental. Após isso, quando for o momento de deixar o bebê pela primeira vez na escolinha vem o período de adaptação. Esse processo, para quem o vive, pode ser difícil de superar, mas com algumas técnicas fica mais fácil passar por ela.

Dicas para o período de adaptação

  • Nunca saia escondido. A confiança não se estabelece com mentiras, quando estiver indo embora diga: “Até logo. Mamãe está saindo, mas logo volta para buscar você”.
  • Chorar é normal. O choro é uma forma de protesto da criança, que irá sentir sua falta nos primeiros momentos sem a sua presença. Com o tempo isso deve passar.
  • Tenha confiança na equipe que vai ficar com seu filho. Os pequenos são capazes de sentir a ansiedade dos pais e com isso não se sentirem seguros ao ficar longe deles. Converse e tire todas as suas dúvidas antes de levar seu filho na escolinha.
  • Não sinta culpa. Muitas vezes você poderá sentir culpa por deixar seu filho tão pequeno sob os cuidados de outra pessoa, mas acredite, isso não é bom para você e para o seu bebê. O momento de ir para a escolinha iria chegar mais cedo ou mais tarde e o melhor nesses casos é não ficar com peso na consciência e confiar no local que você escolheu para deixar seu filho.

Adaptação no Alpha Baby

  • A adaptação é realizada aos poucos, sempre respeitando o momento de cada criança.
  • Sendo assim, no primeiros dias a criança ficará 30 minutos e de acordo como ela reagir, este período irá sendo estendido ao longo da semana.
  • Os pais permanecerão em outro ambiente, para que a criança não entenda a presença como uma rotina.

Como está sendo o período de adaptação de seu filho? Em caso de dúvidas entre em contato conosco por telefone. Alpha Baby: 48 3047 0060