Two girls, 7 years, wearing swim goggles playing together in swimming pool

Quais cuidados ter com as crianças no verão?

Durante o verão os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Em época de calor as atividades na água e ao ar livre são as preferidas dos pequenos, o que requer cuidados especiais para que os momentos de lazer não se tornem um pesadelo. Seja na praia ou na piscina é preciso estar atento a todos os movimentos e redobrar os cuidados em locais muito cheios.

Proteção solar
Usar protetor solar próprio para a pele infantil é imprescindível durante a exposição ao sol. A pele dos pequenos é mais sensível do que a de adultos e para evitar queimaduras é recomendado passar a cada 1 hora ou sempre que for na água ou tiver suor excessivo.

Insetos
Durante o verão a quantidade de insetos aumenta em todo o país. A partir das 16h eles começam a se manifestar, por isso recomenda-se manter as janelas fechadas e usar repelentes elétricos para manter a casa protegida. Em caso de exposição fora de casa os repelentes em spray e creme, específicos para crianças, são a melhor opção. Consulte um médico antes de expor seus filhos a este tipo de protetor.

Alimentação
A falta de rotina das férias pode fazer com que as crianças alimentem-se de forma irregular neste período. Para que não engordem e mantenham uma alimentação balanceada, inclua porções de frutas e sucos durante a tarde e evite alimentos muito gordurosos nas principais refeições. Procure também evitar besteiras fora de hora.

Ouvidos
As dores de ouvido são muito comuns nesta época do ano. Durante os banhos de mar ou piscina a água pode ficar acumulada nos ouvidos causando dor e desconforto para os pequenos. Para evitar que isso ocorra, coloque nos ouvidos das crianças algodão embebido em óleo ou tampões durante a exposição a água.

Cuidados na praia
Na praia todo o cuidado é essencial. Para proteger as crianças do sol mantenha-os com protetor solar, chapéu e abrigados do sol. Evite a exposição entre 10 da manhã e 4 da tarde. Utilize pulseiras de identificação com seu nome e telefone e oriente os pequenos a não ir muito para o fundo.

Cuidados na piscina
Na piscina deve-se ter os mesmos cuidados relativos ao sol da praia e reforçar ainda mais o uso do protetor solar. Neste ambiente vale também proteger os olhos das crianças com óculos de natação e orientá-los para manterem-se longe do fundo e dos ralos.