desfralde

Desfralde: qual a idade certa para realizá-lo?

Essa é uma pergunta muito comum entre os pais de primeira viagem: qual a hora certa de não usar mais fraldas nos pequenos? Uma enquete realizada no site da Revista Crescer mostrou que não existe unanimidade. 35% dos pais responderam que foi quando a criança tinha por volta de 2 anos e meio. 23%, aos 2 anos. 12% disseram que foi com 1 ano e meio, enquanto 16% esperaram até os 3 anos. Há ainda casos em que o desfralde aconteceu entre 3 anos e meio e cima de 4 anos.

Primeiro é preciso ter consciência que cada criança tem seu tempo e que força-la a passar por este processo pode ser traumatizante, caso ela ainda não esteja preparada para interpretar os sinais da natureza. De acordo com especialistas, a partir dos 2 anos e meio a criança começa a ter mais noção de seu corpo e das vontades que sente, por isso os pais devem observar mudanças no comportamento dos pequenos. É comum que eles fiquem incomodados ao ficar com a fralda cheia e avisem quando isso acontece. Algumas crianças podem também se esconder quando estiverem fazendo cocô ou permanecer abaixadas. Perceber esses sinais é imprescindível para realizar o desfralde.

Para os pais que estão chegando a esta fase na vida de seus filhos, seguem algumas dicas.

  1. Observe seu filho e os sinais que ele emite no comportamento diário. Avisar que vai fazer, que está fazendo ou que já fez cocô ou xixi pode significar que está ha hora de começar o desfralde.
  2. Comece pelo desfralde diurno em épocas tranquilas na vida da criança. Evite as estações mais frias para que, caso escape alguma evacuação, ela não fique com a roupa suja.
  3. Converse com ele sobre a importância de sempre avisar toda vez que sentir vontade de ir ao banheiro.
  4. Tenha no banheiro um penico ou redutor de assento com apoio para os pés. A prensa abdominal favorece a evacuação.
  5. Comemore quando seu filho avisar a tempo de chegar ao banheiro. Mas se caso ele não conseguir, não brigue. Reforce a ideia de que ele deve sempre avisar a quem estiver mais próximo.
  6. Tenha consciência de que o tempo de desfralde varia de criança para criança. Evite comparações com filhos de amigos.
  7. Avise os familiares e a escola sobre a fase de desfralde. É importante que haja uma continuidade na rotina durante este período.
  8. Assim que o desfralde diurno estiver estabilizado, passe para o desfralde noturno. Esta fase pode demorar um pouco mais, o que é normal.
  9. Para realizar o desfralde noturno comece diminuindo a ingestão de alimentos e bebidas de seu filho durante a noite e leve-o ao banheiro antes de ir pra cama.
  10. Durante os primeiros dias o ideal é levar a criança ao banheiro a cada duas horas, para tentar descobrir em qual horário ele evacua.
  11. Passada esta fase, procure acordar toda noite no horário determinado para colocá-la no vaso e, mais pra frente, ensine-a a ir sozinha quando precisar.

Como você está fazendo em sua casa? Compartilhe conosco sua experiência. :)