piquenique

Adaptação: Como auxiliar a criança neste processo

A adaptação escolar, principalmente na Educação Infantil, é um período considerado delicado para pais e filhos. Pode gerar certa ansiedade na família por deixar seu filho sob cuidados de outras pessoas e na própria criança que vai para um ambiente novo, diferente de onde tem o convívio de pessoas conhecidas.

Normalmente a adaptação se dá na linha de tempo entre uma semana e um mês e neste período é importante que a família transmita segurança para a criança, demonstrando confiança na escola e acompanhando sua adaptação de perto. Por isso, é indicado que no período de adaptação sempre o mesmo familiar leve e pegue a criança no Colégio.

O processo de Adaptação deve sempre ser pautado na verdade com a criança. Não é saudável o familiar se esconder e quando a criança não estiver olhando ir embora sem se despedir. Isso pode gerar muita insegurança e receio, dificultando todo o processo. O correto é conversar com a criança, explicar que por um período ela estará na companhia de coleguinhas e da professora e que após esse período irá para casa, com seus familiares.

Muitas vezes, o período de adaptação é difícil para os familiares e é muito comum virem à tona sentimentos de culpa e isso pode atrapalhar o processo. Por isso é importante que a família converse com os profissionais da escola, sobre a rotina e cuidados. Desta forma, estarão mais seguros e tranquilos para deixar seus filhos.

A adaptação é um processo importante para o social e o emocional da criança, e se bem conduzido pela escola e pela família é garantia de sucesso.

68

Gincana Cultural e Esportiva Integrada

A Gincana Cultural e Esportiva é um dos eventos mais esperados pelos alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Este ano, porém, o Colégio Alpha decidiu ir além, transformando num grande evento também para Baby e Fundamental I, implementando a Gincana Integrada.

Com o tema Marvel Vs DC, as turmas do Fundamental II e Médio “adotaram” as turmas dos alunos menores, unindo as equipes para competir nas provas e esportes.

O resultado não poderia ter sido melhor! As equipes, desde Baby a Terceirão, participaram da abertura, da torcida e de provas em conjunto, transformando a semana da Gincana em uma grande competição com participação de todo Colégio.

A Gincana do Colégio Alpha acredita na competição saudável, na união das equipes e da superação dos desafios. E neste ano, as turmas dos pequenos pôde sentir o gostinho de estar junto da torcida, das provas, da animação e da energia que um evento deste porte proporciona.

alphalivros

Aprender além dos livros: incentivo à cultura

O conhecimento da sala de aula é muito importante, mas aqui no Alpha ele vai muito além. O incentivo à cultura é uma das prioridades e estamos sempre pensando em formas de inserir os alunos neste universo de conhecimento. Ela é essencial no processo de aprendizagem e ajuda a formar a personalidade desde cedo. Para que ela esteja sempre presente, são desenvolvidas diversas atividades

O Centro Alpha de Desenvolvimento Esportivo e Cultural (CADEC) promove muitas atividades culturais utilizando a estrutura do Alpha, como dança, teatro e coral. Além disso, o Alpha Cultural é a oportunidade de os alunos entrarem em contato com outras etnias e uma viagem aos seus costumes.

Além das apresentações de nomes consagrados do teatro e da música que ocorrem com frequência, os alunos têm a oportunidade de brilhar.  O Alpha Encantado é um tradicional show de talentos que envolve o Alpha Baby e as séries iniciais.

Desde o Alpha Baby, os alunos vivem em contato com a cultura, através dos livros e para os maiores, o Alpha possui uma ampla biblioteca equipada com muitos títulos, para estudos e de literatura. Além disso, o Desafio Literário já é uma tradição no Alpha e estimula a paixão pelos best sellers que falam a língua dos jovens.

Quer conhecer mais sobre as atividades culturais do Alpha? Converse com a gente!

___DSC_5066

Orientação profissional para uma escolha feliz

A tarefa de escolher uma profissão é muito importante e pode gerar muitas dúvidas. Quando a hora do vestibular está se aproximando, muitos jovens ainda podem estar inseguros, afinal a decisão determinará o futuro profissional. É importante que eles não se sintam pressionados nesta hora, mas sim assistidos e seguros, para que possam pensar com calma e não venham a ter arrependimentos.

Como a escolha deve ser feita ainda na escola e muitas vezes o aluno é muito jovem, esta ajuda é fundamental. O ambiente escolar pode proporcionar autoconhecimento e reflexão sobre os seus talentos, vocação e interesses. Além da escola, a família é muito importante nesta hora, pois traz o apoio e o amor necessários para uma decisão orientada, mas que seja livre e com autonomia.

No Alpha, o aluno precisa se sentir acolhido e orientado para que seja feliz com a opção no vestibular. Por isso, oferecemos a Orientação Profissional com psicólogos que aplicam testes e ajudam os alunos a tomarem uma decisão mais tranquila e focada no que eles amam. É o apoio necessário para, além de mandar muito bem no vestibular, acertar na escolha da profissão. Afinal, como diria Confúncio: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

Quer conhecer mais sobre esta e outras vantagens de ser um aluno Alpha? É só falar com a gente, vamos adorar conversar!